Enem Proposta de redação: Aplicativos de celular atrapalham a relação pais e filhos

Enem Proposta de redação: Aplicativos de celular atrapalham a relação pais e filhos
3.8 (75%) 4 votes

Enem Proposta de redação: Aplicativos de celular atrapalham a relação pais e filhos; pois os celulares fazem parte do cotidiano das crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Tal fato tem levantado várias discussões a respeito dos benefícios e malefícios da utilização dos celulares e seus aplicativos de monitoramento.

Importante lembrar que a redação do Enem é um texto argumentativo-dissertativo; e exigirá que o candidato apresente bons argumentos para o problema levantado pela comissão organizadora.

Enem Proposta de redação: Aplicativos de celular atrapalham a relação pais e filhos

A proposta de redação abaixo fez parte do processo de Seleção da Embraer, edição 2016, para admissão de candidatos:

Texto I

O universo paralelo para onde os adolescentes se transportam quando estão conectados já não é mais livre da presença dos pais. Mensagens e postagens em redes sociais podem ser acompanhadas pelos responsáveis, graças a uma série de aplicativos que rastreiam o celular dos filhos.

Há opções para todas as necessidades. Um deles, o “TeenSafe” (“Adolescente Seguro”), relata aos pais conteúdos das redes sociais, mensagens enviadas e até deletadas, em aplicativos como WhatsApp. Já o “MamaBear” (“Mamãe Urso”) conecta toda a família de uma só vez e fornece dados das redes sociais. Os pais podem ainda selecionar palavras consideradas “impróprias” para uso nas postagens dos filhos. E cada vez que elas forem usadas, os responsáveis ficam sabendo. Em ambos os casos, é preciso saber login e senha dos filhos para ter acesso aos “relatórios”. Há aplicativos gratuitos e já é possível baixá-los no Brasil.

(Beatriz Salomão. Aplicativos permitem que a vida virtual dos filhos seja totalmente rastreada. http://odia.ig.com.br, 08.02.2015. Adaptado)

Texto 2

O objetivo dos aplicativos de monitoramento é deixar os pais do adolescente um pouco mais tranquilos quanto a suas atividades pelo celular.

Pode parecer exagerado que os pais tenham que usar esses recursos para poder dar a educação adequada para seus filhos. Porém, neste momento em que a liberdade da comunicação digital impera, os aplicativos são ferramentas de extrema utilidade. Quando bem utilizados, podem ajudar os pais a entender algum tipo de comportamento inadequado dos filhos ou simplesmente detectar a necessidade de ter uma conversa com eles sobre um assunto mais delicado, como sexo, drogas e maus hábitos.

É uma maneira de participar mais ativamente da educação dos filhos e estabelecer um certo limite aos jovens, que hoje têm uma liberdade excessiva.

(Gutemberg Cardoso. Controle dos Pais: um programa para rastrear o celular de seu filho. www.polemicaparaiba.com.br. Adaptado)

Texto 3

O psicoterapeuta Alexandre Trzan afirma que, em muitos casos, ao se apoiar na tecnologia para acompanhar os filhos, os pais acabam violando a independência dos jovens em nome de uma pretensa proteção, o que não é benéfico para nenhum dos lados. “Quando um pai usa uma ferramenta dessas para controlar o filho, há uma intervenção em processos de decisão na vida dele que são naturais ao desenvolvimento”, explica. “Essa é uma situação que acaba sendo frustrante para os pais, porque é impossível controlar tudo, e angustiante para os filhos, que se sentem controlados.”

A psicóloga Vera Risi afirma que não há dúvida de que a tecnologia trouxe novas dinâmicas para os núcleos familiares.

Mas ressalta que o diálogo deve se sobrepor ao monitoramento digital: “Mais importante do que o uso desses recursos é a busca da compreensão. Quando isso não acontece, o filho procura burlar os pais”.

(Thiago Jansen. Pais recorrem à tecnologia para monitorar seus filhos. http://oglobo.globo.com)

Após a leitura dos textos e baseado em seus conhecimentos; redija um texto argumentativo-dissertativo; na norma-padrão da língua portuguesa; levando em consideração os aspectos positivos e negativos a respeito do tema:

Os aplicativos de monitoramento do uso do celular melhoram ou atrapalham a relação entre pais e filhos?

Dicas Redação Enem:

A redação é uma importante etapa do Enem; e o treino será uma das melhores estratégias para elaborar um bom texto.

A leitura e o treino serão importantes aliados para melhorar sua escrita e sua argumentação para essa importante etapa do Enem.

Acesse o que é cobrado no Enem?

Como a Redação do Enem é corrigida?

Universidades portuguesas que utilizam o Enem para ingresso;

Notas do corte por área de conhecimento;

-Consulte a concorrência Sisu edição 2017;

Para que serve o Enem?

-Consulte possíveis temas para Redação do Enem.

Dicas de Estudos Enem e Vestibulares

Dicas para prova de Ciências da Natureza;

Desastre Ambiental da Barragem de Mariana;

Impactos Ambientais do rompimento da Barragem de Mariana;

Dicas de Química para a prova do Enem;

Dicas de matemática para a prova do Enem;

Questões sobre células-tronco já apareceram no Enem.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis  em várias universidades, centros universitários e faculdades.

Sobre o Autor: Rosangela Quinelato Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá (1995), Pós-graduação em Literatura Brasileira pela FAFI-Ubá e Pós-graduação em Tecnologias da Aprendizagem pelo Senac. Desempenhou por 9 anos a função de Diretora Pedagógica da Universidade Presidente Antônio Carlos – campus II Ubá e da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá. Desde 2015 atua como redatora para sites na área de Educação.

0 comments… add one

Leave a Comment