Enem: Proposta de Redação Conhecimento através das Tecnologias

Enem: Proposta de Redação Conhecimento através das Tecnologias
4 (80%) 2 votes

Enem: Proposta de Redação Conhecimento através das Tecnologias, que é um tema muito interessante principalmente para os jovens amantes da informações virtuais.

A redação do Enem é um texto argumentativo-dissertativo; e exigirá que o candidato apresente bons argumentos para o problema levantado pela comissão organizadora.

Enem: Proposta de Redação Conhecimento através das Tecnologias

Abaixo proposta de redação elaborada pela Faculdade Dinâmica, de Ponte Nova Minas Gerais  em seu processo de seleção referente a 2015-2.

Texto 1

Efeito Google no cérebro

Saber onde encontrar informações elimina a necessidade de armazenálas.

A internet mudou a forma como guardamos informações – é o que sugere artigo publicado na revista Science. Segundo a psicóloga Betsy Sparrow, autora do texto, o cérebro reconhece a rede como uma espécie de memória externa e, para economizar energia – algo que temos feito durante toda a evolução –, delega à web a tarefa de lembrar‐se das coisas. Betsy, que é professora da Universidade Colúmbia, relata quatro experimentos, cujos voluntários foram alunos da instituição. Em um deles, por exemplo, pediu que lessem notícias de diferentes conteúdos antes de realizar um teste de memória. Ela disse para alguns deles que seria permitido checar os dados na internet e, para outros, que isso não seria possível. A psicóloga observou que o primeiro grupo teve menor índice de retenção de informações. “Parece que saber onde encontrar detalhes sobre um acontecimento elimina a necessidade de armazená‐los, como se o cérebro se adaptasse às circunstâncias atuais”, conclui.

(Disponível em: http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/efeito_google_no_cerebro.html. Acesso em junho de 2015.)

Texto II

Uma nova inteligência

[…] O impacto psicológico de compartilhar as memórias igualmente com o Google e o próprio cérebro aponta para uma ironia persistente. O advento da “era da informação” parece ter criado uma geração que pensa que sabe mais que nunca, quando na realidade sua dependência do Google indica que ela pode saber cada vez menos sobre o mundo a seu redor.

Mas talvez, conforme nos tornamos parte da “intermente”, também desenvolvamos uma nova inteligência, não mais ancorada em memórias locais alojadas apenas no cérebro. À medida que formos liberados da necessidade de lembrarmos fatos, conseguiremos, em contrapartida, utilizar nossos recursos mentais recém‐disponíveis para empreendimentos ambiciosos. E talvez a evolução da “intermente” consiga reunir a criatividade da mente humana individual com a amplitude de conhecimento da internet, transformando o mundo para melhor – e resolvendo alguns desencontros que criamos pra nós mesmos.

Conforme avanços na computação e transferência de dados estreitam as fronteiras entre mente e máquina, podemos transcender alguns limites impostos pela cognição humana, mas essa mudança não significa que estamos correndo o perigo de perder a própria identidade. Estamos simplesmente nos fundindo com algo maior, formando uma parceria transacional não apenas com outros humanos, mas com uma fonte de informações sem precedentes.

(Daniel M. Wegner e Adrian F. Ward. Mente e Cérebro nº 268. Maio de 2015.)

Texto III

Após a leitura dos textos e em seus conhecimentos; redija um texto argumentativo-dissertativo; na norma-padrão da língua portuguesa; levando em consideração os aspectos positivos e negativos a respeito do tema:

“As modificações no conhecimento a partir das tecnologias: perigos e/ou conquistas”.

Dicas Redação Enem:

A redação é uma importante etapa do Enem; e o treino será uma das melhores estratégias para elaborar um bom texto.

A leitura e o treino serão importantes aliados para melhorar sua escrita e sua argumentação para essa importante etapa do Enem.

Acesse o que é cobrado no Enem?

Como a Redação do Enem é corrigida?

Universidades portuguesas que utilizam o Enem para ingresso;

Notas do corte por área de conhecimento;

-Consulte a concorrência Sisu edição 2017;

Para que serve o Enem?

-Consulte possíveis temas para Redação do Enem.

Dicas de Estudos Enem e Vestibulares

Dicas para prova de Ciências da Natureza;

Desastre Ambiental da Barragem de Mariana;

Impactos Ambientais do rompimento da Barragem de Mariana;

Dicas de Química para a prova do Enem;

Dicas de matemática para a prova do Enem;

Questões sobre células-tronco já apareceram no Enem.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis  em várias universidades, centros universitários e faculdades.

Sobre o Autor: Rosangela Quinelato Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá (1995), Pós-graduação em Literatura Brasileira pela FAFI-Ubá e Pós-graduação em Tecnologias da Aprendizagem pelo Senac. Desempenhou por 9 anos a função de Diretora Pedagógica da Universidade Presidente Antônio Carlos – campus II Ubá e da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá. Desde 2015 atua como redatora para sites na área de Educação.

0 comments… add one

Leave a Comment