Enem: Proposta de Redação Injustiças Sociais

Enem: Proposta de Redação Injustiças Sociais
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Enem: Proposta de Redação Injustiças Sociais. Esse tema é de extrema importância para o candidato; pois através da leitura e do treino ele poderá melhorar sua escrita e sua argumentação para essa importante etapa do Enem.

A redação do Enem é um texto argumentativo-dissertativo; e exigirá que o candidato apresente bons argumentos para o problema levantado pela comissão organizadora.

Enem: Proposta de Redação Injustiças Sociais

A proposta de Redação abaixo foi sugerida pela Faculdade Cultura Inglesa (2015-2) e tem relevância com os acontecimentos recentes no Brasil.

Faça a leitura dos textos de apoio; e redija sua redação para treinar seus argumentos. O treinamento será seu melhor aliado na preparação para a Redação do Enem.

Texto 1

Há vantagens inegáveis que decorrem da utilização do vestibular em vez de outras formas de seleção. A principal é a impessoalidade da prova e da correção. Os raros casos de suspeita de fraudes são normalmente acompanhados de cancelamento de prova. Garantido o anonimato nas correções, todos os candidatos têm chances iguais de concorrerem às vagas, segundo, é claro, o preparo acadêmico de cada um. O vestibular privilegia a meritocracia, que é a base de qualquer sistema universitário de ponta no mundo.

A meritocracia é criticada pelo argumento de que favoreceria aqueles que tiveram maiores condições (inclusive, econômicas) de se preparar. Entretanto, do ponto de vista da Universidade, o que se espera é exatamente alunos bem preparados para lidar com toda complexidade e volume de informações tratado dentro dos cursos.

(“Vestibular”. http://pt.wikipedia.org. Adaptado.)

Texto 2

Os vestibulares são uma porta estreita que tem uma clara “opção preferencial pelos ricos”. Entram nas universidades públicas gratuitas os que têm mais dinheiro. Os mais pobres ficam de fora. O atual sistema é, assim, um jogo de cartas marcadas.

Injusto socialmente.

(Rubem Alves. “A utopia do fim do vestibular”. www1.folha.uol.com.br, 28.10.2003. Adaptado.)

Texto 3

Eu não sou contra que competência e experiência individuais sejam parâmetros de avaliação. Uma coisa é o mérito em si. Outra, um sistema de poder criado em torno dele como justificativa para manutenção do status quo.

Achar que um estudante que comia bolachas de lama, brincava com ossinhos de zebu, andava 167 quilômetros por dia para chegar à escola e ainda trabalhava no matadouro do município para ajudar na renda da família parte com igualdade de condições com outro que frequenta uma escola com laboratórios que simulam gravidade zero e possui professores com pós-doutorado em Oxford e são remunerados à altura, que viaja para um lugar diferente todos os anos a fim de conhecer o mundo e não precisará trabalhar até o final da pós-graduação é um tanto quanto irracional.

Os dois podem chegar lá. Mas se o segundo caso cruza a linha de chegada mais vezes, o primeiro é um a cada milhão.

Por isso, essas histórias são contadas e recontadas à exaustão: primeiro, nós gostamos de falar de milagres e, segundo, são histórias úteis para convencer os outros que se um consegue, todos podem.

O que não é verdade. Pois, dessa forma, jogamos a responsabilidade de erros históricos não compensados e de uma desigualdade crônica de condições nas próprias pessoas que terão que vencê-las.

(Leonardo Sakamoto. “O discurso da ‘meritocracia’ esconde o nosso passado mal resolvido”.

http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br, 27.01.2015. Adaptado.)

De acordo com os textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, redija um texto argumentativo-dissertativo, na norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Avaliação imparcial do mérito pessoal manutenção das injustiças sociais

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Sobre o Autor: Rosangela Quinelato Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá (1995), Pós-graduação em Literatura Brasileira pela FAFI-Ubá e Pós-graduação em Tecnologias da Aprendizagem pelo Senac. Desempenhou por 9 anos a função de Diretora Pedagógica da Universidade Presidente Antônio Carlos – campus II Ubá e da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá. Desde 2015 atua como redatora para sites na área de Educação.

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