Enem: Proposta de Redação Parto Anônimo

Enem: Proposta de Redação Parto Anônimo
5 (100%) 3 votes

Enem: Proposta de Redação Parto Anônimo, tema que está em crescente discussão no Brasil; e que servirá como treinamento para os candidatos à Prova Nacional.

A redação do Enem é um texto argumentativo-dissertativo; e exigirá que o candidato apresente bons argumentos para o problema levantado pela comissão organizadora.

Abaixo proposta de Redação utilizada em uma das provas do Centro Universitário São Camilo, edição 2016.

Texto 1

Um  bebê recém-nascido foi encontrado em outubro de 2015 dentro de uma sacola de pano depositada no pé de uma árvore em Higienópolis, bairro de classe média alta da região central de São Paulo. A sacola foi encontrada por um morador que ergueu o saco para sentir seu peso e ouviu o gemido ao depositá-lo nova-mente no chão. Ao abrir a sacola, encontrou o bebê – uma menina que aparentava poucos dias de vida – com roupas de recém-nascido.

(Fernanda Mena. “Bebê é encontrado dentro de sacola em Higienópolis, centro de São Paulo”, 04.10.2015. http://www1.folha.uol.com.br. Adaptado.)

Texto 2

O abandono do bebê em Higienópolis e a detenção da sua mãe reacenderam o debate sobre o parto anônimo, ou seja, o direito de a mulher doar o filho recém-nascido sem se identificar, permitindo que a gestante faça o pré-natal e dê à luz com assistência e entregue o bebê para adoção no hospital de forma anônima. No Brasil, houve um projeto nesse sentido que tramitou durante três anos na Câmara dos Deputados e acabou sendo arquivado em 2011. O fato é que o abandono de bebês sempre existiu. Nesse e em tantos outros casos que ocorrem país afora longe dos holofotes da mídia fica claro que essas mães não querem maltratar seus filhos. Do contrário não os deixariam em locais que permitem sua rápida localização, como aconteceu em Higienópolis. São mulheres pobres, sozinhas, desesperadas. Foi pensando nessas mulheres que dão à luz sozinhas e depois deixam seus bebês nas ruas que a Itália reinventou a “roda dos expostos”, um local seguro em que a mãe pode deixar o bebê e ir embora sem se identificar. Ao menos três hospitais filantrópicos em Roma e Milão dispõem de berços aquecidos, com vídeo e alarme para avisar da chegada do bebê. O tribunal italiano espera 20 dias para que a mãe se arrependa e reclame o filho, antes de levá-lo para adoção.

(Cláudia Collucci. “No caso de bebê abandonado, sobra crítica e falta sentimento”, 08.10.2015. http://www1.folha.uol.com.br. Adaptado.)

Texto 3

Com o parto anônimo haveria a descriminalização do abandono, as mães interessadas poderiam deixar os bebês nos hospitais ou postos de saúde para a adoção sem ter de registrar a criança em seu nome e sem precisar sequer se identificar. A adoção seria menos burocrática por não envolver o registro de pai e mãe nos documentos, isto é, sem a necessidade de fazer a destituição do poder familiar. Hoje, pais biológicos precisam passar para o adotante, de maneira irrevogável e definitiva, o direito sobre a criança.

(Felipe Recondo, Lígia Formenti e Simone Iwasso. “Proposta de parto anônimo causa polêmica”, 21.02.2008. http://vida-estilo.estadao.com.br. Adaptado.)

Texto 4

O parto anônimo impedirá que a criança tenha condições de conhecer sua origem biológica. E esse pode ser um aspecto bastante negativo numa época em que a dignidade humana e o livre desenvolvimento de todo ser humano é levado em consideração pelos mais variados ordenamentos jurídicos. Na França, em 2007, pessoas que nasceram nessas condições foram às ruas para reivindicar seu direito de saber sua ascendência genética. Isso não pode ser deixado de lado ao se tratar do parto anônimo.

(Débora Gozzo. “Débora Gozzo fala sobre parto anônimo”, 07.04.2008. www. familiaesucessoes.com.br. Adaptado.)

Enem: Proposta Redação manipulação genética humana

Após a leitura dos textos e em seus conhecimentos; redija um texto argumentativo-dissertativo; na norma-padrão da língua portuguesa; levando em consideração os aspectos positivos e negativos da adoção da prática do parto anônimo sobre o tema:

O parto anônimo deve ser permitido no Brasil?

Dicas Redação Enem:

A redação é uma importante etapa do Enem; e o treino será uma das melhores estratégias para elaborar um bom texto.

A leitura e o treino serão importantes aliados para melhorar sua escrita; e sua argumentação para essa importante etapa do Enem.

Acesse o que é cobrado no Enem?

Como a Redação do Enem é corrigida?

Universidades portuguesas que utilizam o Enem para ingresso;

Notas do corte por área de conhecimento;

-Consulte a concorrência Sisu edição 2017;

Para que serve o Enem?

-Consulte possíveis temas para Redação do Enem.

Dicas de Estudos Enem e Vestibulares

Dicas para prova de Ciências da Natureza;

Desastre Ambiental da Barragem de Mariana;

Impactos Ambientais do rompimento da Barragem de Mariana;

Dicas de Química para a prova do Enem;

Dicas de matemática para a prova do Enem;

Questões sobre células-tronco já apareceram no Enem.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis  em várias universidades, centros universitários e faculdades.

Sobre o Autor: Rosangela Quinelato Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá (1995), Pós-graduação em Literatura Brasileira pela FAFI-Ubá e Pós-graduação em Tecnologias da Aprendizagem pelo Senac. Desempenhou por 9 anos a função de Diretora Pedagógica da Universidade Presidente Antônio Carlos – campus II Ubá e da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá. Desde 2015 atua como redatora para sites na área de Educação.

0 comments… add one

Leave a Comment