Enem: Proposta Redação manipulação genética humana

Enem: Proposta Redação manipulação genética humana
5 (100%) 4 votes

Enem: Proposta Redação manipulação genética humana, tema interessante para os candidatos treinarem seus argumentos e sua escrita para a Redação do Enem.

A redação do Enem é um texto argumentativo-dissertativo; e exigirá que o candidato apresente bons argumentos para o problema levantado pela comissão organizadora.

Abaixo uma proposta de Redação apresentada pelo Centro Universitário de São Camilo em 206-2.

Texto 1

Editar o DNA tornou-se tão fácil para os geneticistas quanto editar um texto no Word. Isso graças à CRISPR, uma nova e revolucionária técnica que permitiu aos cientistas modificarem genomas com uma imensa precisão e possibilitou uma série de conquistas nos últimos anos, como a prevenção da infecção por HIV em células humanas. Este pode ser o lado bom, mas há também o lado terrível. Em 2015, cientistas chineses anunciaram a aplicação da CRISPR em embriões humanos. Eles editaram um gene específico para neutralizar – antes do nascimento – a ameaça de uma doença fatal. Só que, dos 86 embriões utilizados no experimento, apenas 28 tiveram seu DNA editado com sucesso. Em alguns embriões, a técnica errou o alvo e atingiu o DNA em outras partes – o que poderia causar novas doenças, em vez de evitá-las. Esse estudo chinês iniciou um debate em que cientistas advertiram que a alteração da linha germinal humana poderá ter consequências terríveis.

(“A CRISPR revolucionou a edição do DNA – o problema é que não estamos preparados para as consequências”.

www.ofuturodascoisas.com, 11.09.2015. Adaptado.)

Texto 2

“A hipótese de que a edição feita no embrião para eliminar uma doença seria passada para filhos, tornando alguns traços hereditários, é atraente. Mas, as questões éticas relativas a isso ainda não foram examinadas, a tecnologia não é segura o suficiente, seu impacto é desconhecido e consequências negativas e permanentes no DNA de gerações futuras são bastante prováveis, e muito preocupantes”, defende o biomédico americano Michael Werner. De acordo com Werner, os reais efeitos das modificações feitas no embrião só seriam conhecidos após o nascimento ou mesmo nas gerações que virão depois de surgirem os primeiros indivíduos modificados. “Além disso, a técnica pode ser usada para propósitos não-terapêuticos, abrindo portas para o melhoramento dos seres humanos e para a eugenia1”, diz o biomédico. Em outras palavras, há chance de o caro experimento ser utilizado apenas por quem tem dinheiro para pagar por ele. O que, em médio prazo, criaria uma casta privilegiada de humanos geneticamente modificados para serem melhores que os outros. Por considerar a CRISPR perigosa, o pesquisador americano Francis Collins declarou que esse tipo de pesquisa é vista como “uma linha que não deve ser cruzada”.

(Rita Loiola. “A arte de desenhar pessoas (manipulando seu DNA)”. http://veja.abril.com.br, 15.05.2015. Adaptado.)

1eugenia: teoria que busca produzir uma seleção nas coletividades humanas, baseada em leis genéticas.

Texto 3

Após o Reino Unido autorizar modificação de genes em embriões humanos, o pesquisador americano George Daley anuncia que estudos vão abrir chances inéditas para a medicina, como o tratamento de células da retina para reverter a cegueira ou a criação de células sanguíneas resistentes ao vírus HIV, causador da aids. Segundo o pesquisador, edição genética é uma técnica muito poderosa que nos permite manipular genes, cortá-los e alterar suas sequências. E, fazendo isso no estágio inicial de embriões humanos, podem-se revelar muitas informações importantes sobre como eles se desenvolvem. É inegável que a edição genética é um assunto muito controverso, mas, para o pesquisador, os potenciais benefícios do que podemos aprender a partir dessa pesquisa compensam os temores existentes.

(“Edição genética abre caminho para prevenção do HIV”. http://noticias.terra.com.br, 05.02.2016. Adaptado.

Enem: Proposta Redação manipulação genética humana

Após a a leitura dos textos e em seus conhecimentos; redija um texto argumentativo-dissertativo, na norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Os benefícios da manipulação genética humana justificam seus riscos?

Dicas Redação Enem

A redação é uma importante etapa do Enem; e o treino será uma das melhores estratégias para elaborar um bom texto.

A leitura e o treino serão importantes aliados para melhorar sua escrita; e sua argumentação para essa importante etapa do Enem.

Dicas Redação Enem:

Acesse o que é cobrado no Enem?

Como a Redação do Enem é corrigida?

Universidades portuguesas que utilizam o Enem para ingresso;

Notas do corte por área de conhecimento;

-Consulte a concorrência Sisu edição 2017;

Para que serve o Enem?

-Consulte possíveis temas para Redação do Enem.

Dicas de Estudos Enem e Vestibulares

Dicas para prova de Ciências da Natureza;

Desastre Ambiental da Barragem de Mariana;

Impactos Ambientais do rompimento da Barragem de Mariana;

Dicas de Química para a prova do Enem;

Dicas de matemática para a prova do Enem;

Questões sobre células-tronco já apareceram no Enem.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis  em várias universidades, centros universitários e faculdades.

Sobre o Autor: Rosangela Quinelato Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá (1995), Pós-graduação em Literatura Brasileira pela FAFI-Ubá e Pós-graduação em Tecnologias da Aprendizagem pelo Senac. Desempenhou por 9 anos a função de Diretora Pedagógica da Universidade Presidente Antônio Carlos – campus II Ubá e da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá. Desde 2015 atua como redatora para sites na área de Educação.

0 comments… add one

Leave a Comment