Especialistas dão dicas de argumentação para Redação do Enem

Especialistas dão dicas de argumentação para Redação do Enem
5 (100%) 1 vote

A redação do Enem é composta por um texto argumentativo-dissertativo; sendo uma etapa muito importante da prova nacional, que garante ingresso nas universidades públicas; bolsas do Prouni e Fies; além de entrada em mais de vinte universidades portuguesas.

Como utilizar as notas do Enem?

Como é a Redação do Enem?

A redação do Enem é um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo; que ser refere a tema de ordem social, científica, cultural ou política.

A organização do exame lançará textos de apoio que servirão de base para o candidato elaborar seu texto com argumentações consistentes.

Veja a importância da Redação no Enem

Acesse dicas para Redação nota 1000

Dados da correção da Redação Enem 2017

Como fazer um texto argumentativo dissertativo?

O candidato deverá ter em mente o que deverá conter num texto argumentativo-dissertativo; além de saber as diferenças entre fatos, opinião, tese e argumentos:

-Fatos: alguma coisa que aconteceu, como por exemplo, a corrupção brasileira, que assola todos os setores da economia e educação.

-Opinião: é algo em que o candidato acredita.?Não há como contestar, pois é totalmente pessoal. Um exemplo é a postura do candidato se é contra ou a favor da corrupção

-Tese: é o porquê da opinião referente a um fato. É o posicionamento em relação ao mundo, que defendemos com razões universalizáveis. Ou seja, algo do qual eu desejo convencer as pessoas e com o que elas podem concordar ou não. Exemplo: a corrupção existe no Brasil, em grande parte, porque não há Justiça eficiente.

Portanto a tese é algo que pretendemos defender e sobre o que gostaríamos de convencer alguém – no caso, o nosso leitor.

-Argumentação: é a defesa da tese, que é construída com base em exemplos (fatos) e análises (conclusões que tiramos a partir da observação das coisas), sempre com o objetivo de convencer o leitor.

O candidato  deverá retomar a tese e fundamentar com fatos concretos. Vale lembrar que não existe uma receita para argumentar e tal recurso depende muito do tom escolhido para o texto. O importante será o candidato escolher sua posição em relação ao tema proposto e argumentar por meio de fatos consistentes.

Tipos de argumentação

As principais formas de argumentação baseiam em:

-Referências históricas;

-Casos divulgados em jornais e revistas;

-Dados estatísticos.

Dicas para um Boa Argumentação

-Análise crítica da realidade
A análise crítica é pautada em fatos e elementos que façam sentido para o nosso texto. É a partir desses elementos concretos que devem ser feitas as análises.

-Comprovar as análises com fatos
Comprovação das hipóteses com o seu. Sustente os argumentos com exemplos concretos, dados, experiências etc.

O que não deve ser feito em uma argumentação?

-Jamais faça afirmações infundadas, o que for colocado no texto deverá ser comprovado;

-Jamais faça análises desvinculadas da realidade. Utilize exemplos claros e coerentes;

– Não se apoie apenas na opinião de grandes autores, de modo que você não se coloque no texto;

-Não faça uma lista de citações;

-Evite fazer afirmações muito gerais, sem explicar exatamente aonde quer chegar com a sua exposição.

-Evite colocar apenas fatos, pois é preciso construir argumentos, relacionar as informações apresentadas e mostrar o que elas indicam.

Sisu: Maiores Notas de Corte

Ainda conforme o MEC, a maior nota de corte registrada foi no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que exigiu 819,92 na média do Enem. Entre os dez primeiros, sete são de Medicina, dois de Engenharia e um de Física.

Abaixo as notas dos cursos mais procurados no sisu 2018:

Veja outras notas de corte Sisu 2018

Sobre o Autor: Rosangela Quinelato Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá (1995), Pós-graduação em Literatura Brasileira pela FAFI-Ubá e Pós-graduação em Tecnologias da Aprendizagem pelo Senac. Desempenhou por 9 anos a função de Diretora Pedagógica da Universidade Presidente Antônio Carlos – campus II Ubá e da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá. Desde 2015 atua como redatora para sites na área de Educação.

0 comments… add one

Leave a Comment