Enem 2018

Enem 2018: Como fazer a inscrição?

9 de Fevereiro de 2018
Enem 2018: Como fazer a inscrição?
5 (100%) 2 votes

A inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 é o primeiro passo para a realização das provas, que garantem acesso ao ensino superior.

Enem 2018: Inscrições

As inscrições para o Enem 2018 ficarão abertas entre os dias 7 e 18 de maio, somente pela internet. O valor da taxa não foi divulgado ainda; mas na última edição ela teve o valor  de 82,00, sendo a mais cara da história.

Veja o cronograma do Enem 2018

Documentos para a inscrição

Para a inscrição é preciso que o candidato forneça o número de CPF e do documento de identidade. Também é necessário o cadastro de um e-mail pessoal válido e único. O participante deverá criar uma senha de acesso ao sistema; que será utilizada durante todo o processo do Enem, bem como o número de inscrição.

Isenção da taxa de Inscrição

De acordo com o edital, estudantes do último ano do Ensino Médio de escolas públicas são automaticamente isentos da taxa de inscrição do Enem.

A isenção também é concedida a estudantes membros de famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos; e candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsa integral; e que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

Para conseguir o benefício é preciso informar o Número de Identificação Social (NIS) referente ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); além de preencher uma declaração de carência socioeconômica na hora de se inscrever.

O Inep analisa o pedido e pode inclusive solicitar documentos comprobatórios. O participante deverá verificar; por meio do número de inscrição e senha, se a solicitação de isenção foi deferida. Se o pedido for negado, ele terá que gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagá-la dentro do prazo estabelecido.

O estudante que for beneficiado com a isenção e não comparecer ao Enem não terá direirto à gratuidade de taxa caso se inscreva para o exame no ano seguinte. Casos com justificativa permanecem com isenção; mas é preciso apresentar documentos que comprovem o motivo da ausência.

Taxa de inscrição

Os demais participantes deverão preencher todos os dados; imprimir e pagar a GRU gerada ao fim do processo de inscrição. A taxa é de R$ 82 e o pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária.

Informações Enem

Língua estrangeira

No ato da inscrição o participante terá que indicar se prefere fazer prova de Inglês ou Espanhol. Alterações neste item só serão aceitas durante o período de inscrições. Se o candidato não fizer a opção terá que realizar a prova de Inglês.

Local de prova Enem

O formulário de inscrição também exige que o participante indique a cidade para realização das provas. O lugar escolhido não poderá ser alterado após o encerramento das inscrições.

Atendimento especializado ou específico

Os estudantes que precisarão de algum tipo de atendimento especial na hora da prova poderão indicar essa necessidade somente na hora da inscrição. É importante ficar atento às opções e marcá-las corretamente, uma vez que não será possível modificá-las.

O atendimento ESPECIALIZADO deverá ser solicitado por pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial, que comprovem por meio de laudo médico suas condições.

As opções disponíveis são:

-Prova em braile, prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas);

-Prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas);

-Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras);

-Guia-intérprete para pessoa com surdocegueira;

-Auxílio para leitura, auxílio para transcrição;

-Leitura labial;

-Sala de fácil acesso e mobiliário acessível.

O atendimento ESPECÍFICO é oferecido a gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. Candidatos sabadistas; que até 2016 realizavam as provas do primeiro em dia em horário diferente, deixam de receber esse tipo de atendimento; pois não haverá mais aplicação de provas aos sábados e sim em dois domingos seguidos.

O participante que necessitar de tempo adicional nos dias das provas deve preencher o Requerimento de Tempo Adicional; no ato de inscrição; além de enviar um laudo que comprove essa necessidade. Já a participante lactante deverá levar ao local um acompanhante adulto para que ele fique com a criança durante a prova.

Confirmação da inscrição

Os participantes não isentos só terão suas inscrições confirmadas após o processamento do pagamento da taxa de inscrição, o que demora dois dias, em média. A inscrição não será confirmada se a GRU for paga após o prazo determinado pelo Inep.

Os candidatos que solicitarem isenção por meio da declaração de carência socioeconômica terão as inscrições confirmadas se a carência for deferida. Caso contrário, o participante deverá realizar o pagamento da taxa.

Cabe ao participante acompanhar o andamento da inscrição pelo site. Estudantes do último ano do Ensino Médio em escolas públicas terão suas inscrições confirmadas automaticamente ao fim do processo. Se isso não ocorrer é recomendável que o participante entre em contato com a organização pelo telefone 0800 616161.

Cartão de Confirmação de Inscrição

O cartão de confirmação da inscrição, com os locais de prova, é disponibilizado na área do candidato, geralmente 20 dias antes das provas. O acesso ao cartão é de inteira responsabilidade do participante. O documento deve conter ainda o número de inscrição, língua estrangeira escolhida, informações sobre atendimento diferenciado e pedidos de certificação do Ensino Médio.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Show Buttons
Hide Buttons