Mais de 660 mil candidatos se inscreveram para o Encceja Nacional 2018

Mais de 660 mil candidatos se inscreveram para o Encceja Nacional 2018
5 (100%) 1 vote

De acordo com o Inep, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 já registra mais de 660 mil inscritos; sendo 120 mil para o certificado para o Ensino Fundamental; e 540 mil para o Ensino Médio.

Ainda conforme o Inep, os números são das 10h desta quinta-feira, 19 de abril, quando se completaram 72 horas de abertura do Sistema de Inscrição.

Inscrições

Os brasileiros que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada e querem tentar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental; ou do Ensino Médio terão até 23h59 do dia 27 de abril para se inscreverem, gratuitamente.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no endereço no site (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial).

Veja o passo a passo para a inscrição do Encceja 2018

Nome Social

As solicitações de atendimento por nome social são posteriores à inscrição, e deverão ser feitas entre 30 de abril e 4 de maio.

Provas

O Encceja Nacional será realizado em 5 de agosto. As provas no turno matutino serão aplicadas às 9h e as do turno vespertino, às 15h30.

Em todas as localidades deverá ser seguido o Horário de Brasília – DF. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.

Acesse material de estudos do Encceja 2018

Encceja Exterior

Além do Encceja Nacional, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também aplicará o Encceja Exterior, em 16 de setembro, para brasileiros que vivem em outros países.

Encceja PPL

Serão realizadas edições para pessoas privadas de liberdade no Brasil e no exterior. Essas duas edições serão realizadas em setembro, sendo no Exterior entre os dias 17 e 21, e no Brasil nos dias 18 e 19.

Composição das Provas

Conforme edital, o Exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha por prova.

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Ensino Médio

No Ensino Médio, as áreas são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Clique no site (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial) para fazer a inscrição.

Sobre o Autor: Rosangela Quinelato Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá (1995), Pós-graduação em Literatura Brasileira pela FAFI-Ubá e Pós-graduação em Tecnologias da Aprendizagem pelo Senac. Desempenhou por 9 anos a função de Diretora Pedagógica da Universidade Presidente Antônio Carlos – campus II Ubá e da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá. Desde 2015 atua como redatora para sites na área de Educação.

0 comments… add one

Leave a Comment