Enem: Edital com informações relativas ao Exame

Enem: Edital com informações relativas ao Exame
5 (100%) 2 votes

Enem: edital com informações relativas ao Exame Nacional; que  envolve milhares de jovens que buscam uma vaga nas Universidades e Institutos Federais; que selecionam seu candidatos pelo Sisu; Sistema de Seleção Unificada; que se baseia nas notas do Enem para ingresso de calouros.

Enem: Edital com informações relativas ao Exame

O Edital Enem é organizado e divulgado pelo MEC no início do ano letivo; e contém as informações relativas ao exame nacional.

Data Enem

A partir da edição de 2017; o Enem passou a ser aplicado em dois domingos consecutivos e geralmente acontece no mês de novembro; sendo a redação no primeiro dia de realização das provas, conforme dados da consulta pública.

Aplicação das Provas Enem

-No primeiro domingo será Redação juntamente com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos;

-No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.

Certificação do Ensino Médio

O Enem deixou de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o exame adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios.

Segurança Enem

Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até a edição de 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores.

Resultado Enem

O resultado do Enem geralmente é divulgado no mês de janeiro, cujos resultados são por área de conhecimento individual de cada participante. As notas serão usadas para seleção referente aos programas governamentais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni), entre outros.

Desde a edição de 2017 não é divulgado resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da EDicas de Estudo Enem

Dicas de Estudo Enem e Vestibulares:

Acesse possíveis temas de redação que poderão ser cobrados na próxima edição do Enem.

Biologia

Lista de material teórico separado por tópicos do tipo “escolha o assunto”. Contém provas resolvidas de várias universidades e simulados; com questões comentadas de Biologia, para você estudar e se preparar para as provas do Enem. Clique para estudar Biologia para o Enem.

Química

Material teórico separado por tópicos do tipo “escolha o assunto” para você estudar química. Contém provas resolvidas de várias universidades e simulados; com questões comentadas de Química, para você estudar e se preparar para as provas do Enem. Clique para estudar Química para o Enem..

Física

Nesta outra seção, há material teórico separado por tópicos do tipo “escolha o assunto”. Contém provas resolvidas de várias universidades e simulados, com questões comentadas de Física, para você estudar e se preparar para as provas do Enem. Clique para estudar Física para o Enem..

Matemática

E, finalmente, aqui há também teórico separado por tópicos do tipo “escolha o assunto”; provas resolvidas de várias universidades e simulados, com questões comentadas, para você estudar e se preparar para as provas do Enem. Clique para estudar Matemática para o Enem.

Acesse provas de outras edições do Enem para testar seus conhecimentos e cronometrar seu tempo como forma de preparação para a prova nacional.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis das diversas universidades, centros universitários e faculdades brasileiras.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Sobre o Autor: Rosangela Quinelato Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá (1995), Pós-graduação em Literatura Brasileira pela FAFI-Ubá e Pós-graduação em Tecnologias da Aprendizagem pelo Senac. Desempenhou por 9 anos a função de Diretora Pedagógica da Universidade Presidente Antônio Carlos – campus II Ubá e da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá. Desde 2015 atua como redatora para sites na área de Educação.

0 comments… add one

Leave a Comment