Enem- Exame Nacional do Ensino Médio

Enem- Exame Nacional do Ensino Médio
5 (100%) 1 vote

Enem- Exame Nacional do Ensino Médio, foi criado em 1998; com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao final da terceira série do Ensino Médio.

Desde então, ele passa por reformulações para atender melhor os jovens brasileiros, que sonham em ingressar nas Instituições de Ensino Superior.

Enem- Exame Nacional do Ensino Médio

Ele é a principal forma de ingresso nas universidades e institutos de educação federal brasileiros; além de garantir financiamento estudantil, Fies; bolsas parciais e integrais pelo Programa Universidade para todos, Prouni.

Ele ainda possibilita ingresso em diversas Universidades Portuguesas; que utilizam as notas da prova nacional para ingresso em seus cursos superiores.

O Enem estimula a escola a desenvolver habilidades e competências com as quais os alunos possam assimilar informações e utilizá-las em contextos adequados; servindo-se dos conhecimentos adquiridos para tomar decisões autônomas e socialmente relevantes.

Para que servem as notas do Enem?

1-Vagas no Sisu: Pela nota no Enem o aluno disputará vagas em universidades e institutos de educação federal brasileiros através do Sisu; Sistema de Seleção Unificada. Veja aqui o que é o Sisu, e como utilizar a nota do Enem para concorrer em universidades públicas no Brasil inteiro.

2-Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades de iniciativa privada. Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades. Veja aqui o que é o Prouni.

3-Bolsa de Estudos no Exterior: Quem conseguir mais de 600 pontos poderá disputar ainda vagas para estudar de graça no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras. 

4-Financiamento Fies: Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. O candidato estuda primeiro, e só paga depois que terminar a graduação.

5-Vagas no Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais. A nota no Enem valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.

Aplicação das Provas Enem

A partir da edição de 2017, as provas do Enem passaram a ser aplicadas aos domingos; possibilitando que os candidatos sabatistas possam realizar o Exame juntamente com todos os outros candidatos.

Organização das provas do Enem

-No primeiro domingo será Redação juntamente com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos;

-No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.

Dicas de Estudos Enem e Vestibulares:

Dicas para prova de Ciências Humanas

Dicas para prova de Ciências da Natureza

Desastre Ambiental da Barragem de Mariana

Impactos Ambientais do rompimento da Barragem de Mariana

Dicas de Química para a prova do Enem

Dicas de matemática para a prova do Enem

Questões sobre células-tronco já apareceram no Enem

-Acesse provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Sobre o Autor: Rosangela Quinelato Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá (1995), Pós-graduação em Literatura Brasileira pela FAFI-Ubá e Pós-graduação em Tecnologias da Aprendizagem pelo Senac. Desempenhou por 9 anos a função de Diretora Pedagógica da Universidade Presidente Antônio Carlos – campus II Ubá e da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá. Desde 2015 atua como redatora para sites na área de Educação.

0 comments… add one

Leave a Comment