Enem 2018

Enem terá alterações para 2020

2 de Fevereiro de 2018
Enem terá alterações para 2020
5 (100%) 1 vote

Enem terá alterações para 2020, conforme informações da secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tomou grandes proporções, tornou-se a maior prova do Brasil; além de garantir o ingresso em vários programas do governo federal.

Tal formato a ser implementado será baseado no Novo Ensino Médio e sua flexibilização; mas para tal mudança ainda haverá muito estudo e discussão

Nenhuma alteração foi anunciada ainda pelo Ministério da Educação; mas a secretária executiva adiantou que o objetivo é que a formação dos estudantes seja mais fluida e que as disciplinas sejam mais integradas.

Novo Enem

O novo Enem deverá ser discutido em um seminário que o MEC realizará ainda em fevereiro com entidades privadas e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Além do Enem, o seminário debaterá a proposta de base nacional para o ensino médio.

Novo Ensino Médio

A reforma do ensino médio aumenta a carga horária escolar, com implantação de escolas em tempo integral; além de dividir o ensino médio em Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e cinco áreas específicas; o que permitirá que as escolas contratem professores sem diploma em licenciatura para dar aulas em disciplinas da parte técnica e profissionalizante, entre outras mudanças.

Mudanças do Ensino Médio

Conforme informações do MEC, o novo ensino médio será dividido em duas partes, cujos conteúdos serão ensinados paralelamente. A maior parte, 60% da carga horária, será formada pela BNCC. A carga horária restante (40%) será composta pelas áreas específicas:

– Linguagens e suas Tecnologias;
– Ciência da Natureza e suas Tecnologias;
– Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
– Matemática e suas Tecnologias;
– Formação Técnica e Profissional.

A nova versão da BNCC será encaminhada para análise do Conselho Nacional de Educação (CNE) em março de 2018. Ela foi discutida durante um ano pelo Consed e a União Nacional de Dirigentes da Educação (Undime).

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Show Buttons
Hide Buttons