Entenda como fazer a inscrição do Enem 2018

Entenda como fazer a inscrição do Enem 2018
5 (100%) 12 votes

A Inscrição do Enem 2018 é realizada no site do Ministério da Educação, após a divulgação do edital, que trata da organização do Exame Nacional do Ensino Médio.

Inscrição do Enem 2018

As inscrições da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio serão realizadas de 07 a 18 de maio.

Cronograma Enem 2018

De acordo com o MEC, as provas continuarão sendo aplicadas em dois domingos consecutivos; e para 2018 elas acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 7 e 18 de maio, no site do MEC.

Publicação do edital: 21 de março
Justificativa para isenção: 2 a 11 de abril
Inscrições: 7 a 18 de maio
Provas: 4 e 11 de novembro

Como fazer a inscrição para o Enem?

O candidato deverá seguir os passos solicitados ao longo da inscrição e deverá:

-Indicar no cadastro se possui algum tipo de necessidade especial, pois só assim o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas; poderá oferecer intérpretes, salas de aula e mobiliários acessíveis para esses estudantes. Isso também deverá ser feito para concorrentes que estejam internados, mas que recebem aulas dentro do hospital.

-Indicar ainda se necessitam de Atendimento Especializado, oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial, ou ainda Atendimento Específico.

-A solicitação de tempo adicional deverá ser feita no ato da inscrição e não mais na hora da prova. As pessoas com deficiência e que, por esse motivo, precisam de tempo extra, terão que inserir um documento comprobatório que motive a solicitação desse atendimento.

Isenção da taxa de Inscrição

O participante deverá informar, no ato da inscrição, seu número de Identificação Social (NIS). O sistema de inscrição permitirá busca automática. Em situação excepcional, o participante poderá declarar que atende às condições do decreto e da lei que permitem a gratuidade, mas se for verificado que a declaração é inverídica o candidato pode ser eliminado em qualquer etapa do processo.

Local de prova

O candidato deverá escolher o seu local de prova, já que a escolha deverá levar em conta onde o participante estará na data dos testes. Ele poderá alterar a sua localidade somente até o prazo final das inscrições. Após o período, não será mais possível mudar.

Língua Estrangeira

No momento da inscrição que o participante deverá escolher o idioma desejado para a prova de língua estrangeira. Ele deverá optar entre o idioma Inglês ou Espanhol. A opção poderá ser alterada somente durante o prazo referente às inscrições, após este período não será possível realizar alteração.

Confirmação de Inscrição no Enem

Para os candidatos que efetuarem o pagamento da taxa, o prazo é de aproximadamente dois dias úteis, após o pagamento; para que o sistema on-line confirme o cadastro.

O MEC não envia mais o cartão de inscrição via Correios. Ele é retirado em período divulgado pelo MEC e é da responsabilidade do candidato fazê-lo.

O cartão não é obrigatório para realização da prova,  mas será de extrema importância para confirmar seus dados de inscrição.

 

Sobre o Autor: Rosangela Quinelato Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá (1995), Pós-graduação em Literatura Brasileira pela FAFI-Ubá e Pós-graduação em Tecnologias da Aprendizagem pelo Senac. Desempenhou por 9 anos a função de Diretora Pedagógica da Universidade Presidente Antônio Carlos – campus II Ubá e da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá. Desde 2015 atua como redatora para sites na área de Educação.

0 comments… add one

Leave a Comment